quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Mais uma vez a Escola CDA está entre os 27 alunos ganhadores do "Jovem Senador"

Maique Suile, aluno do 3° ano do ensino médio
da  Escola Carlos Drummond Andrade
O Senado divulgou hoje, 4 de outubro, o resultado do 10º Concurso de Redação do Senado Federal com o tema “Brasil plural: para falar de intolerância”. Os 27 alunos selecionados, um de cada unidade da Federação, atuarão como jovens senadores em Brasília, no próximo mês de novembro.
A comissão julgadora do Jovem Senador 2017 se reuniu na manhã desta quarta-feira (4/10), no Senado Federal, e escolheu os três melhores textos do país. Nesta edição, foram apresentadas ao projeto 153.955 redações em todo o país, um aumento de 35% em comparação com a Edição de 2016. A lista dos 27 jovens senadores vencedores está disponível no site www.senado.leg.br/jovemsenador.
O grupo foi composto por um representante do Ministério da Educação - MEC, Vanessa Cristini da Silva Matos, um do Conselho Nacional dos Secretários de Educação – Consed, Kelly Cristina de Almeida Moreira e pelos servidores do Senado Federal: Dario Alberto de Andrade Filho, pela Consultoria Legislativa; Ana Carolina Dias Sarres de Fernández Y Alcázar, da Secretaria-Geral da Mesa; Daniel Pandino Werneck, pela Secretaria de Comunicação Social.
Jovens Senadores de 2017:
O primeiro lugar ficou com a aluna Bruna Neri Cardoso Brandão, do Colégio Militar Dom Pedro II, de Brasília, Distrito Federal, com a redação “Intolerância: barreira para a igualdade de gênero”.
Venceu em segundo lugar o aluno Silmark de Araújo Alencar, da cidade de Dom Pedro, no Maranhão, Centro de Ensino Ana Isabel Tavares, com a redação “Brasil: intolerância miscigenada”.
O terceiro lugar na etapa nacional ficou com a aluna Raissa de Souza Reis, da Escola Estadual Ernesto Pena Fort, de Manaus, Amazonas, com a redação “Brasil: superar a intolerância para seguir em frente”.
Em 2017, o Jovem Senador mobilizou mais de 323.755 mil alunos matriculados no ensino médio de escolas públicas estaduais em todo o país, com até 19 anos, um aumento de 14% em relação à edição anterior. Os professores orientadores das redações selecionadas serão premiados com uma viagem a Brasília e acompanharão seus alunos, participando de uma programação específica na capital, incluindo um curso de formação. Ao todo, o Jovem Senador contou diretamente com o apoio de 10.033professores orientadores, um crescimento de 53% em relação à Edição de 2016. O Projeto atingiu, ainda, a marca de mais de um milhão de alunos mobilizados, totalizando 1.240.597 alunos desde sua primeira edição em 2011.
Os primeiros colocados nacionais foram escolhidos num universo de 27 redações, uma por unidade da Federação. Os textos passaram por duas seleções: uma na escola e outra na Secretaria de Educação do Estado e do Distrito Federal. A lista de todos os alunos classificados em segundo e terceiro lugares nos Estados e no DF também está disponível no site www.senado.leg.br/jovemsenador.
Os jovens senadores estarão em Brasília de 27/11 a 02/12 e a cerimônia de posse ocorrerá no dia 28 de novembro no Plenário do Senado Federal. A legislatura tem início com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa Jovem e se encerra com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.


SERVIÇO
10º Concurso de Redação do Senado Federal e 7º Projeto Jovem Senador
JOVENS SENADORES DE 2017:
UF
Nome
Redação
Escola
Professor
Cidade
AC
Sarah Evellyn Oliveira Borges
Crise de Identidade
Escola Estadual José Rodrigues Leite
Imara Regina Silva Oliveira dos Santos Garrafiel
Rio Branco
AL
Jonatha Marcone Silva de Deus
Brasil: uma aquarela de intolerância
Escola Estadual Professora Edite Machado
Mércia Monteiro Marinho
Capela
AP
Judhy Jael Serrao de Lima
Igualdade: o esteio da diversidade
Escola Estadual de Ensino Médio Maria Carmelita do Carmo
Odiceia Maciel de Almeida
Macapá
AM
3º Lugar
Raissa de Souza Reis
Brasil: superar a intolerância para seguir em frente
Escola Estadual Ernesto Penafort
José Edson Castro da Silva
Manaus
BA
Rafael Ramon Santos Sena da Silva
“Abaporu”: deglutição da brasilidade
Colégio Estadual Edgar Silva
João Lima Barbosa Neto
Andaraí
CE
Antonio Weberton Lopes da Silva
Consciência coletiva e aceitação recíproca
EEEP Maria Dolores Alcântara e Silva
Geraldo Pereira da Costa Filho
Horizonte
DF
1º lugar

Bruna Neri Cardoso Brandão
Intolerância: barreira para a igualdade de gênero
Colégio Militar Dom Pedro II
Rogério da Silva Pacheco
Brasília
ES
Felipe Poggian Afonso
Brasilidade: intolerância e pluralidade
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Agostinho Simonato
Rosângela Venturi Barros
Cachoeiro de Itapemirim
GO
Gilberto Gonçalves Gomes Filho
Mosaico
Colégio Estadual Jalles Machado
Ledyna Karla de Carvalho
Goianésia
MA
2º Lugar
Silmark de Araujo Alencar
Brasil: intolerância miscigenada
Centro de Ensino Ana Isabel Tavares
Maria Edilene Ladislau Jadão
Dom Pedro
MT
Victor Matheus de Campos Leite Neves
Intolerância: Transformação por meio da aprendizagem
Escola União e Força
Luciene Castilho Queiroz
Cáceres
MS
Amanda da Silva Duarte
A pluralidade brasileira e as raízes da intolerância
Escola Estadual General Malan
Jane Laura Cruz de Melo
Campo Grande
MG

Elienaira Adriele dos Reis
Para poder voar
Escola Estadual Clóvis Salgado
Neuzimar Pereria Amorim de Paula
São Sebastião do Paraíso
PA
Gabriela da Silva Nascimento
Diversas raízes
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cônego Calado
Fernanda Valeska Mendes da Silva
Igarapé-Açu
PB
Maria Eduarda Pereira de Oliveira
Temos que ser “plural”
Escola Estadual de Curso Normal em Nível Médio São José
Márcia Suzette de Sousa França Rolim
São José de Piranhas
PR
Vitória Caroline de Almeida
No meio do caminho tinha uma pedra
Colégio Estadual 14 de Dezembro Ensino Fundamental Médio Profissionalizante e Normal
Maria do Livramento Machado Santoro
Alvorada do Sul
PE

Willyane Fernanda Barbosa de Pontes
O mal da ignorância
EREM Professor Antônio José Barboza dos Santos
Laurinete Oliveira da Silva
Timbaúba
PI
Ana Leticia de Sousa Fialho
É na soma das diferenças que se forma uma nação plena
Centro Estadual de Tempo Integral José Alvez Bezerra
Satírio Francisco de Sousa
Monselhor Hipólito
RJ
Matheus Braga Couto
Terra intolerante, entre outras mil, és tu, Brasil!
Colégio Estadual Francisco Varella
Julianna Branco de Matos
Carmo
RN
Maria Luisa Baracho de Souza
Tolerância: um respeito à vida em sociedade
Escola Estadual Padre Sinval Laurentino de Medeiros
Edvanilson de Oliveira
Tenente Laurentino Cruz
RS
Geysa Berton
Uma Nação de Pluralidade Singular
Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael
Edolesia Fontoura da Rosa Andreazza
Flores da Cunha
RO
Maique Suile Carmo dos Santos
Educação: melhor caminho para o combate à intolerância
EEEFM Carlos Drumond de Andrade
Lucimara Lopes França
Presidente Médici
RR
Darlan Paulino da Silva Filho
Combatendo a intolerância religiosa para exercer o respeito
Escola Estadual Mário David Andreazza
Deives de Oliveira Barbosa Cavazza
Boa Vista
SC
Vanessa Loss Secchi
As diversas facetas da intolerância
Escola de Educação Básica João XXIII
Solange Puntel Marostica Turcatto
Maravilha
SP
Luiz Gabriel Natividade Lima
Muros ideológicos que separam a humanidade
EE Dr. Oscar Rodrigues Alves
Ana Maria Pissato Ferreira
Mogi Mirim
SE
Leticia Soares Ramalho
Não a intolerância. Viva a “Aquarela do Brasil”
Colégio Estadual Professora Roberta Ramalho de Souza
Roberta Brito Lima
Japoatã
TO
Gabriel Fernandes Mendes
Efeitos da imensidão
Escola Estadual Madre Belém
Gleice Fernandes Carvalho
Palmas
 Fonte:senado

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